Exportar DataGridView para arquivo txt em C#

Olá!

Hoje trago um código simples para exportação de conteúdo do DataGridView para um arquivo .txt e que também é possível adicionar um caractere delimitador entre as células, como vírgula, tab, ponto e vírgula, etc.

Em sua tela principal adicionei linhas no evento Load apenas para exemplificar o uso do método. Ficou assim:

Ao clicar no botão "Exportar" o método é chamado passando como parâmetro o DataGridView. Um SaveFileDialog é chamado para pegar o caminho e nome do arquivo que o usuário deseja salvar. Ele está configurado para filtrar apenas arquivos txt e abrirá sempre no Desktop.


Se o usuário digitou o nome e clicou em salvar então é criado um StreamWriter que adicionará linha por linha do DataGridView no arquivo txt, já adicionando os caracteres delimitadores.

Por fim, é mostrado um MessageBox de confirmação.


Por hoje é só. Espero que tenha ajudado.

Abraço

O .exe compilado para o .NET Framework 4.0 do programa pode ser baixado no seguinte link: http://goo.gl/eWyNr
O projeto e código fonte completo do programa em C# criado com o VisualStudio2010: http://goo.gl/G28ak

4 comentários:

  1. Olá, eu tentei adicionar esse tutorial a um projeto que preenche o data grid view com valores recuperados do banco de dados, e ao exportar deu erro, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados até foram exportados mas com muitos espaços além do normal e ainda apresenta a seguinte mensagem de erro "Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto."

      Excluir
  2. Prezados

    Preciso de uma ajuda, tenho uma Datagradview que já aparece a base do SQL, como faço de maneira bem simples para exportar para um txt?

    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurélio, o código no evento Click do botão Exportar faz exatamente o que está precisando. Baixe o código e de uma olhada. Se tiver alguma dúvida é só falar.
      Abraço!

      Excluir

Não esqueça de enviar um comentário. Isto motiva o autor a continuar postando e também é uma forma de agradecimento